A empresa Waste To Me ™ tem tido um crescimento muito positivo desde o seu nascimento. No ano de 2022 a empresa registou um aumento do seu volume de vendas em cerca de 150%. Depois de completar os seus 3 anos de existência, tenciona continuar a superar as expectativas com a mesma dedicação e compromisso.
Tem alargado a sua equipa nos mais diferentes departamentos, hoje em dia já conta com um total de 8 colaboradores, o que tem possibilitado o fortalecimento da mesma.
Este ano a empresa tem desenvolvido vários projetos ao nível da compostagem e biorresíduos, acreditando que este é um tema com bastante relevância na atualidade. Além disso, tem como objetivo alcançar um grande número de municípios, para que os mesmos adotem comportamentos mais sustentáveis, nomeadamente, a prática da compostagem, sendo este um processo simples e vantajoso tanto a nível ambiental como para os seus utilizadores.
Uma grande parte da atividade da empresa tem passado pelo fornecimento de compostores com controlo de acesso, uma solução inovadora no mercado que permite os municípios monitorizar a utilização por parte dos cidadãos.
Até 2024 todos os municípios terão que seguir o previsto na diretiva quadro dos biorresíduos da União Europeia que passa por terem um sistema de recolha seletiva de biorresíduos operacional. Este objetivo faz com que se possa atingir a circularidade dos resíduos a um nível exponencial.
Destacam-se alguns projetos relevantes com um grande impacto na comunidade, que têm vindo a demonstrar bons resultados e uma boa adesão por parte dos munícipes, nomeadamente a Câmara de Matosinhos (com o projeto composta), a Câmara de Leiria (com o projeto bioleiria, a Câmara de Vila Real (com o projeto Vila real mais sustentável). Recentemente e ainda em desenvolvimento está também um projeto de biorresíduos para o município de Arraiolos.
Espera-se que num futuro próximo a adesão a projetos como estes seja ainda maior, tanto da parte dos munícipios como dos munícipes. A Waste to me afirma que “todos temos um papel fundamental quando se trata de criar hábitos mais sustentáveis”.